Já se depararam com fotos muito apelativas de comida em sites de culinária, de fazer crescer água na boca e apetecer logo experimentar a receita?
E será que estas fotografias estão só ao nível dos profissionais? Não!
Vamos partilhar as técnicas que nós usamos para conseguir uma fotografia mais apetitosa.
O primeiro passo é escolher o que fotografar. É preferível fotografar objetos mais pequenos, como uma fatia de tarte num prato, do que uma travessa muito cheia, fazendo com que quem olha para a fotografia se centre apenas no objeto.
Em seguida, devemos enquadrar o objeto na fotografia. Colocar o objeto ao centro da foto não é apelativo, é preferível deslocá-lo um pouco para a esquerda ou direita, ou colocar um objeto secundário que faça deslocar a atenção para o principal.
Por último o controlo de luz pode ser feito com recurso a uma caixa de luz. Existem algumas caixas de luz que se podem comprar em lojas de fotografia, mas porque não construir uma? É simples e barato!
Como construir uma caixa de luz para fotografar comida
A primeira coisa a fazer é arranjar uma caixa de cartão. O tamanho da caixa que arranjarem é que vai ditar o tamanho dos objetos que conseguem fotografar dentro da mesma.
Retira-se um dos lados da caixa, que irá ser o fundo. Cortam-se "janelas" em dois lados opostos e no topo da caixa (a minha sugestão é que o façam nas laterais da caixa). Como uma imagem vale mais do que alguma vez consigo escrever, vejam a imagem seguinte:
Caixa com cortes laterais - "janelas" |
Agora é só preciso tornar opaca a luz que entra dentro da caixa. Para isso utilizamos papel vegetal (não alimentar).
Basta então cortar o papel um pouco maior que as "janelas" da caixa (cortadas no passo anterior) e colar com fita cola de modo a que as mesmas fiquem tapadas.
A caixa está pronta a utilizar.
Agora vamos usar a caixa de luz
Para utilizar a caixa de luz, aponta-se uma ou várias luzes para as "janelas" de papel da caixa, para permitir que a luz entre. As luzes podem ser simples candeeiros ou mesmo a luz do Sol se fotografarmos no exterior.Em seguida, coloca-se uma cartolina ou duas de modo a que a base e o fundo fiquem cobertos, como na foto abaixo. O mais comum é utilizar-se cartolina branca, mas arrisquem outras cores.
Caixa de luz pronta a utilizar |
Convém apenas verificar que o tipo de ajuste de brancos na máquina (White Balance) está o mais aproximado possível da luz utilizada.
Para terminar esta dica deixamos aqui algumas fotografias tiradas na nossa caixa:
Este post é muito interessante! Obrigada pela partilha!
ResponderEliminar:)
Eliminar